quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Arte da Guerra...

Hoje recebi uma mensagem e um comentário de uma grande amiga (irmã praticamente!!!!) que expressa muito bem um momento particular da minha vida! A mensagem me fez e ainda está me fazendo pensar tanto, me causou tantos conflitos, que resolvi compartilhá-los aqui no blog.

Espero que elas possam trazer um pouco de luz aos conflitos e problemas que cada um passou, está passando e que infelizmente um dia poderá vir a passar, no campo de batalha que se chama "Relacionamento"....

"Um dia, um mestre indiano, preocupado com o comportamento dos seus discípulos, que viviam aos berros uns com os outros, fez a seguinte pergunta:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ou quando não se entendem?

- Gritamos porque perdemos a calma – disse um deles.

- Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? – questionou novamente o pensador.

- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça – retrucou outro discípulo.

O mestre volta a perguntar:
- Não é possível falar com a outra pessoa em voz baixa?

Os alunos deram várias respostas, mas nenhuma delas convenceu o velho pensador, que esclareceu:
- O fato é que quando duas pessoas gritam é porque, quando estão aborrecidas, seus corações estão muito afastados. E, para cobrir esta distância, precisam gritar para que possam escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão de gritar, para que possam ouvir umas às outras, por causa da grande distância.

E continuou o sábio:
- Por outro lado, quando duas pessoas estão enamoradas, não gritam; falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. As vezes, seus corações estão tão próximos que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, o que basta. Seus corações se entendem. E justamente isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.

Por fim, o pensador conclui, dizendo:
- Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará o dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta."


                                                                                                                                                                                                                                                                       Pastor Nelson Junior

Perfeito e profundo!!

No calor da hora, somado a raiva, mágoas , ressentimentos, o que mais queremos é atingir a pessoa.
Daí, evitar falar certas coisas, só com muito Deus no coração e amadurecimento, caso contrário, você usará palavras como "lanças" no objetivo de atingir o outro sem piedade. Bem, pelo menos eu sou assim e confesso que sei ofender e usar bem as palavras, conclusão, sou cruel!!

Mas no final, quando a guerra termina e olhamos para o campo de batalha para contabilizarmos as perdas, os mortos, os feridos, sabem quem é o grande derrotado nessa guerra? Nós mesmos, pois só aí nos damos conta de toda energia e desgaste desnecessários que poderíamos ter evitado, com uma conversa franca e honesta, de coração aberto.

Saber o que é um problema real no relacionamento ou que é simples carência, tentativa de dominar o outro, sentimento de posse por parte de um ou de ambos... Tudo isso desgasta e acabar por minar a relação, mesmo quando existe amor verdadeiro, mas não se tem respeito e confiança no outro e em si mesmo...


Se tem uma coisa que aprendi neste últimos anos é que não existe maior vilão do seu  relacionamento do que você mesmo! Todos nós já nascemos experts e PHD's em Auto-Sabotagem!
 
E no final, resta assim somente a dor de ter ferido a quem se ama, o arrependimento pelas palavras proferidas sem pesar a mão, a decepção consigo por não ter conseguido "segurar a onda", a tristeza de ver o sofrimento da pessoa amada, e em alguns casos, a dor da perda do relacionamento...

Saber a hora de jogar a toalha, de se calar, de parar e refletir antes de sair "vomitando" nossos "motivos justificados" para nossas cobranças e reclamações é um exercício diário de maturidade, de amor, de respeito ao próximo e também de manutenção da sanidade...

Quisera eu ter tomado ciência destas coisas mais cedo, teria magoado e sido magoado menos, machucado menos, me livrado mais rápido de alguns "encostos", e principalmente, teria amado mais, ter tido e proporcionado mais felicidade a pessoas incríveis que passaram na minha vida...

Espero sinceramente que este post possa ter contribuido de alguma forma, para tornar o seu dia mais feliz e a quem você ama!!!



2 comentários:

  1. Amigo,

    Este texto reflete a realidade de muitos casais e que no dia a dia se perdem em meio a conflitos, decepções,rotina e inúmeras coisas.
    Auto-controle é muito difícil, mas creio que antes de amarmos alguém devemos nos amar para sabermos impor os limites.
    Quisera eu poder absorver este texto para a minha vida e qdo eu etiver em meio a uma briga lembrar do texto, das suas palavras...complicado, mas com Deus e um pouco de boa vontade tudo se torna mais facil.
    Ah e obrigada pelo " (uma grande amiga -irmã praticamente!!!!).
    Voce faz muita falta na minha vida.
    Te amo, amigo irmão do coração.
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gata, graças a Deus, os laços do amor são infinitamente mais fortes que os do DNA, e nós somos muito unidos! Acho q vc foi a primeira irmã que eu inclui na minha nova família! Vc me faz tanta falta, somos tão parecidos, até nas trapalhadas, rs. Estar ao seu lado me fazia um cara tão melhor, mais ponderado. Vc sabia exatamente o que estava passando na minha mente, coração e alma, somente me olhando! E mtas vezes intervinha, não para falar o que eu queria ouvir (na verdade, vc nunca falou, rs), mas o que eu PRECISAVA ouvir, mesmo que eu ficasse puto ou magoado! E vc sempre fez isso, pq sempre quis meu bem, que eu evoluisse para Pokemon Nível 10, pq me amava e se importava comigo, com meu bem estar! Deus muitas das vezes agiu na minha vida através de vc, segurando as minhas "lanças", que vc sabe não são fáceis!!! Quisera eu ter sabedoria para poder te ajudar todas as vezes q vc precisou de mim assim como eu precisei de vc! Desculpe pelas ausências em momentos difíceis pra vc, e obrigado por fazer parte da minha vida! Te amo mto, e vamos que vamos, que uma hora a gente acerta a mão e chega a Nível 10!
      PS: Já comprei sua focinheira de Natal, rosa como vc queria! E a minha, eu quero vermelha, rs!!! Na falta de bom senso e auto-controle, uma focinheira quebra um galho, rs!
      BJS sua LOUCA APAIXONANTE!!!!

      Excluir